No nosso útilmo post, o EasyTrader era ainda uma idéia a ser discutida. Após conversas, o grupo decidiu por adotar este projeto, de fato, para a realização da matéria no semestre. Detalhes de como foi projetado podem ser visto ao longo das atividades descritas nos itens a seguir:
Documento de Visão
Para detalhar melhor quais são os objetivos do sistema projetado, desenvolvemos o documento de Visão disponível aqui.
Desenvolvimento de Personagem
Para desenvolver atividades de teste e pensar em cenários de uso para o documento, criamos o personagem Carlos Alberto, um estudante universitário, que pensamos que será um típico usuário do tipo de sistema que esttamos criando. Sua ficha pode ser vista clicando aqui.
Plano de Testes
A fim de testar a usabilidade do sistema conforme o plano proposto, desenvolvemos um plano de testes para a avaliação do mesmo. Pode ser visto clicando aqui.
Primeiro Modelo de Interação (Baixa Fidelidade)
Eis o nosso primeiro modelo de telas (baixa fidelidade):


Primeira Avaliação
Durante a primeira avaliação heurística pelo grupo 9, foram detectadas falhas de transição (como ausência de algumas telas) e também falhas como ausência de um item de ajuda (guia).
Dado o relatório entregue pelo grupo, o novo modelo de baixa fidelidade ficou desta forma:



Primeiro Protótipo
A montagem do primeiro protótipo baseado nos modelos de baixa fidelidade foi feita utilizando-se de peças soltas de papel, que podem ser vistas nas imagens a seguir. As telas utilizadas no protótipo foram as necessárias para se realizar as seguintes práticas concreta: "Visulizar os resultados não lidos" e "Cadastrar um interesse por um sapato que custe no máximo 50 reais".


Teste com o protótipo
Durante o teste, foi pedido a um outro grupo que realizasse as práticas concretas descritas acima, utilizando o protótipo de papel construído pelo grupo. O teste pode ser visto no filme abaixo:
Durante os testes, os voluntários identificaram falhas de navegação (não existia a opção de sair do programa a partir de uma tela intermediária) e também a respeito da "chamatividade" dos botões que lançavam os menus, que estavam baixos. Com relação ao primeiro item, vale lembrar que na grande maioria dos aplicativos, o botão de desligar um chamada é geralmente usado para sair do programa a partir de qualquer ponto, e o nosso não é diferente.
Nova versão de telas
A partir dos resultados do teste com o protótipo, fizemos um novo modelo de baixa fidelidade de interação com usuário. As telas são mostradas abaixo:


E seu respectivo mapa de navegação:

A prŕoxima etapa é, a partir deste novo modelo, fazer as modificações necessárias no protótipo, a fim de realizar um novo teste.