O cálculo do tempo gasto com as diversas atividades realizadas por um colaborador de uma empresa é uma medida essencial para avaliar os processos da empresa e o colaborador. Atualmente o meio mais comum de fazer isso é através do preenchimento de planilhas.
Porém, o uso de planilhas gera dados imprecisos, uma vez que estas normalmente são preenchidas no final do expediente com uma "soma" aproximada do tempo gasto naquela atividade. O uso de planilhas mais detalhadas é trabalhoso e consome tempo e atenção dos colaboradores, implicando em descontentamento dos mesmos e perda de recursos.
Existe ainda o problema de anotar o tempo gasto em tarefas feitas longe do computador, o qual deve ser anotado manualmente e depois reportado nas "planilhas".
O software proposto é um sistema que auxilie na anotação do trabalho gasto em atividades. O hardware de apoio proposto é um celular (que pode ser adquirido facilmente e carregado). A idéia é que seja possível ao software do celular interagir com diferentes tipos de sistemas (Microsoft Project, Tracker, Planilhas Excel) tanto para saber quais tarefas devem ser realizadas, quanto para reportar o trabalho realizado nelas.
A questão da interface é essencial, de maneira a minimizar o esforço para anotar corretamente o tempo gasto. Sendo assim, o software deve minimizar a necessidade de digitação, cliques e deve ser simples parar e recomeçar o cronômetro ou trocar de tarefa.
Um aspecto interessante é a possibilidade de integração com outros softwares da plataforma, como, por exemplo, correção ortográfica e gramatical, iTap (para os aparelhos que não possuem teclado), gravação (para gravar anotações ao invés de digitá-las) e possivelmente reconhecimento de voz (para escrever o que foi gravado, embora isso provavelmente não devesse rodar no celular).
Bem, essa é a aplicação, esse é o problema. Vale ressaltar que esse é um problema real encontrado em minha empresa.
sexta-feira, 14 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Helder, muito boa a sua proposta. Cuidado só com o foco do projeto. Se ele for muito amplo, então talvez você e seu grupo não vão conseguir concluí-lo até o final do semestre. É mais uma questão de estratégia, mas talvez seja mais seguro pensar em algo factível e minimamente útil que possa ser expandido depois com novas funcionalidades.
Postar um comentário